segunda-feira, 28 de maio de 2007

Como escrever num Blog



No blog Robin Good apareceu recentemente uma "notícia" sobre como melhor formatar um blog, para que êle alcance seus objetivos de forma mais agradável e objetiva: veja em detalhe. Seguindo um conjunto de regras o seu blog pode ficar mais bonito e elegante. Com um pouco de atenção a alguns dos componentes do blog e uma maior sensibilidade sobre o seu usuário, você consiguirá se comunicar adequadamente nesse novo meio.

A usabilidade do blog, associada ao conteúdo, fará com que você alcance seus objetivos, seja reflexão pessoal, construção de um diário com fatos interessantes ou importantes ou publicação de notícias sobre um certo assunto.

São dadas dicas sobre os elementos de projeto de um blog, como por exemplo:

Leiaute geral da página
A organização visual do blog deve ser de forma que permita ao leitor achar os seguintes componentes de conteúdo essenciais: nome do blog, assunto principal, autor, temas e tópicos cobertos, contatos, conteúdos mais recentes e mais acessados, subscrição de e-mail ou RSS.

Cores- fundo
Quanto mais limpo, e mais legível, melhor.

Comprimento da linha
É o fator mais crítico para a legibilidade da página: não ultrapassar dez a doze palavras por linha.

Fontes
Use fontes mais populares como Arial, Verdana ou Times

Alinhamento
Quanto mais os elementos constituintes do blog estejam alinhados na sua página, através margens invisíveis, o seu blog aparecerá mais limpo e organizado.

Blocos ou agrupamentos
Os leitores online não são como os tradicionais leitores de jornais ou livros: o seu tempo de concentração é pequeno, preferem dar uma olhada rápida nos índices ou nos títulos e somente ler aquilo que for relevante para seus interesses específicos.

Negritos e links

Não usar palavras subscritas, as pessoas normalmente associam esse estilo a links.

Títulos
Meio mais poderoso para que um autor online influencie o tráfico, a visibilidade, e a relevância do blog.

Como essas, veja na notícia do blog de Robin Good, muito mais dicas para consolidar os blogs como a ferramenta mais efetiva de comunicação online.

Nenhum comentário: